Tendo em conta a eficiência Energética recolhemos boas ideias para poupar energia em casa, mudando os nossos hábitos e apostando em materiais e soluções muito simples relativamente à decoração.
Economizar tornou-se fundamental mas, para além do aspecto econômico, se pensarmos na energia, é também uma forma de contribuir para a sustentabilidade, a começar pela decoração da nossa casa: é algo que a maioria de nós conhece, embora nem sempre a sabemos aplicar. Estudos indicam que cerca de 80% dos inquiridos reconhecem que podem fazer mais do que fazem neste campo. Anualmente é celebrado o Dia da Eficiência Energética, e apesar de ainda faltarem alguns meses, nunca é tarde para mencionar algumas medidas relacionadas com a decoração que nos podem ajudar a poupar energia. De acordo com os dados da análise, apostar na eficiência e na mudança de hábitos pode ajudar a economizar muito dinheiro por ano. Anote essas ideias para saber decorar e, ao mesmo tempo, economizar energia.
1. Prateleiras com livros
Embora você nunca tenha pensado nisso, as estantes com livros são um ótimo isolante graças ao papel, especialmente se você tiver paredes voltadas para o exterior. A sugestão é que coloque mais livros em sua vida, redistribua sua biblioteca e melhore a temperatura da casa.
2. Cortiça e bambu
É um material que além de isolar termicamente é um bom isolante acústico. Podemos usar para cobrir paredes, fazer um quadro de avisos, fazer uma mesa de cabeceira… As opções são muitas. O bambu é outra alternativa ecológica para revestimentos de parede e acessórios.
3. Boas janelas
As de PVC de folha única são a melhor opção, pois além de isolar corretamente, são muito estéticas. Levando em consideração que as perdas de calor representam 30% da conta de energia, o investimento vale a pena. É uma janela sem perfis centrais, que parece uma pintura real e permite-nos desfrutar das vistas. Além disso, facilitam a passagem da luz, para que também aumente o nÃvel de luminosidade.
4. Cortinas
As cortinas são outro grande isolante. O ideal é escolher o tipo de acordo com nossas necessidades. Por exemplo, se a nossa casa está orientada para que o sol a atinja todo o dia, o melhor é escolher um tecido de opacidade média que nos permita ter as persianas abertas no verão e que filtre o sol para que não estrague os móveis nem aqueça a casa. Pelo contrário, se nossa casa for fria, os tecidos mais translúcidos nos darão melhores resultados. Além disso, é necessário levar em consideração o efeito ótimo de um tecido mais plástico (e menos aconchegante) em relação com uma cortina ou outro tipo de tecido mais quente. O mercado oferece ainda cortinas térmicas e outras com velcro que podemos trocar conforme a época do ano.
5. Tapetes
Não podemos esquecer a sensação térmica, outra chave para poupar energia. Quanto mais quente estiver, menos usaremos o aquecimento. Para isso, os têxteis, especialmente os tapetes, são fundamentais. Para quartos pequenos podemos optar por um liso, simples e neutro que não sobrecarregue o ambiente, enquanto para grandes espaços podemos optar por belos padrões.
6. Almofadas, mantas e cestos de esparto
São outros elementos que contribuirão para gerar um ambiente mais acolhedor. Quanto às cores, o melhor é optar por tons quentes, laranja, ocre e bege.
7. Apostar na madeira
O uso de madeira ao invés do branco também será útil para criar aquela atmosfera de calor. Uma boa ideia é combinar móveis brancos com tampos de madeira natural, algo muito tÃpico dos estilos boho e nórdico, e isso dará um novo toque aos nossos móveis. De qualquer forma, é claro que existem estilos mais quentes do que outros: boho, nórdico e rústico são alguns deles, em comparação com o industrial ou minimalista, por exemplo.
8. Renove e use corretamente os aparelhos elétricos
Para economizar, é importante renovar os eletrodomésticos antigos, lavar a roupa a 40 graus em vez de 60, ajustar a temperatura da geladeira, instalar arejadores para torneiras e chuveiros pois reduz o consumo pela metade – e optar por lâmpadas de baixo consumo.
9. Contrate boas tarifas de energia
Devemos comparar tarifas de energia para ver qual é a que melhor se adapta às nossas necessidades. Nesta área é fundamental comparar os preços e optar pela melhor empresa de energia. É importante aliar este ponto aos restantes.
10. Sistemas de automação residencial
Casas domóticas com termostatos inteligentes que possuem sistemas de localização para ligar e desligar quando o usuário se aproxima ou sai de casa, ajudam muito a economizar energia. Além disso, outros sistemas, como persianas inteligentes, são baixadas automaticamente mesmo se não estivermos em casa ou quando detectarem que faz demasiado calor na casa. Apostar na tecnologia também passa por instalar sensores de movimento na escada comunitária, optando por lâmpadas inteligentes e programáveis, e por dimmers, que nos dão a oportunidade de controlar a entrada e saÃda de luz com uma economia de 75%.