Como decorar apartamento pequeno?

Estilo e sofisticação em um só Lugar

01/10/2020

Como decorar apartamento pequeno?

Encontrar um apartamento para chamar de seu é o sonho de muitas pessoas e com a mudança da sociedade, as famílias (assim como os espaços) estão cada vez menores. Cada vez mais, os lançamentos de empreendimentos possuem poucos metros quadrados e com esse tipo de moradia em ascensão é comum surgirem diversas dúvidas, principalmente sobre decoração. Os profissionais da área precisam se reinventar e criar espaços versáteis, funcionais e bonitos. Mas, como você pode fazer isso sozinho? Simples, continue lendo esse artigo e veja como decorar um apartamento pequeno. 

Aposte nas cores certas

Cores claras, além de transmitirem tranquilidade, também oferecem sensação de amplitude para o cérebro. Móveis e paredes com tons mais neutros e claros conseguem fazer esse trabalho muito bem, mas tome cuidado para que seu apartamento não se torne um consultório. Por isso, utilize uma paleta mais escura e com cores mais fortes (se gostar) para decorar os detalhes, como prateleiras, nichos, almofadas, tapetes, cadeiras, etc.

É preciso tomar cuidado com as cores para que elas não deixem seu apartamento com aparência de bagunçado ou sem planejamento, pois assim como tons claros promovem tranquilidade, coisas muito coloridas e que não tenham harmonia podem causar o efeito contrário.

Crie um ambiente integrado

Realizar a integração de ambientes, como sala e cozinha, pode ser a peça que faltava para fazer o espaço render e se tornar mais amplo. Inclusive, a boa notícia é que vários apartamentos já possuem esse formato ou permitem que algumas paredes sejam quebradas para isso. Contudo, antes de realizar qualquer mudança confirme com a imobiliária se realmente existe a possibilidade de reformar o imóvel que você deseja adquirir. Uma forma de decorar espaços integrados é pintar a parede dos ambientes com as mesmas cores, pois a sensação de continuidade fornecida é associada à impressão de amplitude.

Utilize os espelhos a seu favor

Quando o assunto é ampliação, os espelhos são ótimos aliados. Contudo, é necessário comprar o tipo certo, visto que os verticais ampliam a altura e horizontais a largura, sendo assim, o que você deseja ampliar em seu apartamento?

Além disso, o ideal é utilizá-los próximos a locais neutros para que não influenciem na decoração. Você pode colar o espelho na parede (analise o local com cuidado para não precisar retirar depois), como forma de decoração com seus diversos formatos ou até mesmo apoiado no chão ou em aparadores, em vez de apenas pendurá-los na parede.

Invista em móveis planejados

Os móveis planejados são ótimos para auxiliar na decoração e otimizar o espaço. Isso porque, como são feitos sob medida, eles se encaixam perfeitamente no espaço de seu imóvel. Inclusive, você pode ainda deixá-los multifuncionais, como uma mesa colada na parede que pode ser montada apenas quando for utilizar, móveis que abrigam a TV e quando fechados servem de aparador, entre outros. Além disso, eles são considerados ainda um bom investimento, visto que valorizam o imóvel para uma futura venda ou locação.

Brinque com a iluminação

Além de solicitar à imobiliária apartamentos que recebam boa incidência de luz natural, você pode ainda deixar a iluminação artificial a seu favor. Quando se deixa apenas uma lâmpada fixa no centro do teto, a sensação é de que o cômodo é menor, ainda mais quando o espaço já é pequeno. Uma boa dica para evitar isso é utilizar um maior número de lâmpadas, seja por meio de trilhos e spots ou não. Inclusive, lembre-se que lâmpadas com tons mais quentes deixam o ambiente aconchegante e tons mais frios podem influenciar em seu conforto.

Tenha nichos e prateleiras

Além de investir em móveis planejados suspensos, aposte em prateleiras e nichos. Quando não se tem espaço no chão, o ideal é aproveitar as paredes para otimizá-lo ainda mais. Esses itens são ótimos para organizar livros, objetos decorativos e inclusive itens que não utiliza muito, como malas ou eletrodomésticos. Você também libera outros espaços, por exemplo, no banheiro, se utilizar nichos e prateleiras para seus produtos de higiene pessoal, cremes, etc, a pia fica limpa.

As plantas são aliadas

As plantas além de deixarem o ambiente com mais vida, ainda promovem melhor qualidade de vida. Isso porque, como absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio, a qualidade do ar se torna melhor, sendo uma ótima opção, principalmente para quem vive em cidade grande. Uma boa dica é colocar jardins verticais na varanda, ou se não possuir é possível colocar os vasos em móveis ou até mesmo deixá-los pendurados no teto com uma corrente apropriada. Além de ser um charme a mais para seu imóvel, você terá ar puro e ainda pode plantar algumas ervas e utilizar no dia a dia, como orégano, hortelã, manjericão, etc. Viu como decorar um apartamento pequeno é possível? Com essas dicas além de decorá-lo você ainda pode transmitir a sensação de amplitude, deixando o ambiente aconchegante, mas sem aperto.

Conheça nossa loja virtual e garanta a qualidade da Oriental Móveis com condições especiais Atendemos todo litoral de São Paulo