Tecido Suede ou Linho? Qual escolher para o sofá?

Estilo e sofisticação em um só Lugar

17/10/2020

Tecido Suede ou Linho? Qual escolher para o sofá?

A definição de design, formato e tamanho do sofá podem ser etapas essenciais na hora de escolher o ideal para compor o ambiente. Mas o que muitos esquecem é que a escolha do tecido também deve ter uma atenção especial.

A durabilidade e praticidade dos móveis residenciais são as características mais desejadas por quem esteja procurando a peça ideal para um ambiente. Vale alertar que quando se fala no sofá, é preciso prestar atenção no tecido, já que interfere diretamente no estilo do cômodo.

A infinidade de modelos e materiais existentes pode fazer com que o comprador fique na dúvida. Mas saiba que existem dois tipos que merecem ser falados, o tecido suede e linho.

Para que a escolha seja facilitada, conheça agora as principais características dos dois tipos citados e entenda como cada um pode ser adequado para os diferentes tipos de ambiente.

Características dos tecidos Suede e Linho para sofá

Para que a escolha seja bem direcionada, o cliente deve primeiro conhecer a fundo as principais características que os tecidos apresentam.

Seguindo especificamente os dois modelos citados, veja, separadamente, todos os benefícios e particularidades que podem oferecer para o móvel.

Mesmo sabendo da existência de outros tipos de tecidos que são bons, as descrições a seguir podem servir como embasamento para a busca do material ideal. Confira:

Tecidos Suede

O suede é um tipo de tecido que é muito utilizado em decoração devido a sua característica sintética de poliéster, onde o seu acabamento pode ser comparado à camurça.

O seu aspecto visual elegante chama bastante a atenção dos profissionais que são responsáveis pela criação de projetos de interiores, pois além de ser funcional, ainda é capaz de trazer muito charme ao ambiente.

A sua resistência também pode ser destacada, pois é ideal para espaços que estão suscetíveis a pequenos acidentes domésticos, já que possuem uma fácil manutenção.

A facilidade de conservação pode ser explicada devido à variedade de produtos que servem para realizar a limpeza do suede, produzindo bons resultados, principalmente, na eliminação de manchas.

Tecidos de Linho

De acordo com alguns especialistas, os tecidos de linho são a representatividade da nobreza. A utilização pode estar presente em elementos para mesa e banho até em tecidos para sofá, ponto principal do artigo.

Essa analogia entre o linho e a nobreza pode ter ligação com a utilização histórica. Alguns relatos afirmam que era utilizado para encobrir as múmias do Egito, para que a pureza e a luz fossem representadas.

As principais características estão pautadas na maciez, durabilidade e também na versatilidade. Pode ser inserido em diversos ambientes, combinando com os mais variados tipos de elementos decorativos.

O alto poder de absorção nos processos de tingimento, faz com que seja sempre uma das primeiras opções em um projeto de interior, frisando a sua grande capacidade versátil, citada anteriormente.

Sofá

Qual é a melhor escolha para o sofá?

Agora que os detalhes principais foram apresentados, espera-se que a escolha fique um pouco mais fácil, porém, se ainda exista algumas dúvidas, continue a leitura que mais esclarecimentos serão apresentados.

Deve-se sempre ter em mente que a escolha é um processo individual. Cada um identificará quais são as principais prioridades na hora da definição.

Diante da ideia de que a escolha deva ser feita de forma única e exclusiva, veja a lista a seguir onde será apresentado três pontos importantes que podem servir de base para que o tipo de tecido ideal seja definido:

Localização do sofá

O local onde o sofá ficará deve ser um ponto de atenção na hora da escolha do tecido, pois dependendo dos agentes externos aos quais pode ficar exposto, a durabilidade tende a ser diminuída.

Os tipos citados apresentam boa resistência e fácil manutenção, porém, os sintéticos mostram maior durabilidade em locais expostos. Ou seja, são ideais quando a agressividade do ambiente é alta.

Já para os locais onde o sofá ficará protegido e longe de agentes nocivos, a escolha entre os dois ficará por conta da estética, pois tanto o suede quanto o linho apresentam características essências para serem inseridos em locais seguros.

Frequência de utilização

Um outro ponto de atenção é a frequência de utilização. É claro que quando compramos um móvel como o sofá, a última coisa em que pensamos é na frequência em que iremos utilizá-lo.

É evidente que quanto mais utilizamos um objeto, mas sofrerá danos. Então se você sente que o sofá será bastante usado por diversas pessoas, o ideal é procurar por um material mais resistente para que dure por mais tempo.

Os sintéticos também podem sair na frente na questão frequência de uso, mas saiba que muitos tecidos de linho, que são mais finos, também apresentam bastante resistência à frequência, deixando então que a escolha seja feita pelo cliente, que deve chegar a conclusão através de outros critérios.

Valores

Não é segredo que a compra de móveis, muitas vezes, pode ir além do orçamento esperado. A escolha do tecido de um sofá, por mais que pareça simples, pode encarecer bastante o preço do móvel.

Quando o financeiro for uma questão de preocupação e a escolha estiver entre os dois tipos citados, o suede será o ideal. O material apresenta uma boa relação entre o custo e benefício, pois como já falado, é resistente e também apresenta preços menores do que as peças de linho.

Agora, se você pensa na durabilidade e resistência, mas não tem uma preocupação grande com a parte financeira, a escolha certa será o tecido de linho, mais caro, bonito e também resistente.

O tecido de linho, como falado, é perfeito para quem está em busca de um sofá que apresente aspectos estéticos nobres e charmosos.

Oriental Móveis e a escolha do sofá ideal

É claro que a escolha do material irá influenciar em diversos aspectos do sofá, porém, independente da escolha, seja linho ou suede, o ponto principal será o local da compra.

A Oriental Móveis é uma loja especializada com mais de sessenta anos de tradição, com garantia de qualidade. Pense bem e faça a escolha certa na hora de definir o seu mobiliário.

Conheça nossa loja virtual e garanta a qualidade da Oriental Móveis com condições especiais Atendemos todo litoral de São Paulo