Comprar móveis pela internet requer alguns cuidados

Estilo e sofisticação em um só Lugar

13/12/2020

Comprar móveis pela internet requer alguns cuidados

Você tem receio de comprar móveis pela internet?

Apesar da prática se tornar cada vez mais comum entre os brasileiros, é fato que muitos continuam a temer possíveis contratempos.

De qualquer forma, não há como negar: as lojas virtuais estão revolucionando o mercado. Nem os estabelecimentos físicos escaparam dos e-commerces e expandiram o negócio para o meio on-line.

O motivo disso é o mesmo que levou muitas pessoas a comprar móveis pela internet: é uma opção mais cômoda e prática.

Afinal, há algo melhor que fazer compras do conforto do próprio lar? Mas, se for a sua primeira vez lidando com negócios virtuais, é preciso ficar atento a alguns detalhes… que você vai conferir no post a seguir. 

Boa leitura!

Motivos para comprar móveis pela internet

Estima-se que a venda de móveis residenciais no Brasil teve um aumento de aproximadamente 110% em 2020. Isso atesta o crescimento contínuo da tendência dos e-commerces de mobílias no país — o que pode assustar uma parcela da população.

É comum pensar que móveis são um dos poucos objetos que não podem ser comprados virtualmente, já que presencialmente é possível conferir detalhes e, até mesmo, testar as peças pessoalmente.

Mas também é possível encontrar a apresentação de todos os detalhes de cada objeto pela internet!

Inclusive, não é apenas uma possibilidade, mas uma determinação legal: empresas precisam informar o cliente sobre todas as características das ofertas, de modo claro e coerente.

Portanto, nada de situações como comprar um sofá aparentemente normal e receber uma miniatura de decoração.

A experiência de comprar no mundo on-line pode ser igual à prática presencial, basta prestar atenção.

7 cuidados necessários durante a compra de móveis pela internet

Comprar móveis pela internet pode parecer algo simples, mas saiba que é necessário tomar alguns cuidados básicos para que a atividade não vire um bicho de sete cabeças.

Vamos saber quais são?

móveis residênciais

1. Ateste a confiabilidade do site

O primeiro passo para ter uma boa experiência com compras on-line é, claro, procurar por um site ou empresa confiável e respeitável.

O interessante é que é possível fazer isso de forma mais fácil e aprofundada no ambiente digital do que presencialmente. Ponto para as compras online!

Há uma série de sites de avaliação na internet que podem dizer tudo que você precisa sobre a reputação da empresa que está analisando. Até mesmo os comentários nas redes sociais da marca podem dizer muito.

Também é possível contar com o Procon e outros órgãos de defesa dos consumidores para certificar-se da sua decisão. 

2. Compare avaliações

Avaliações online não servem apenas para atestar a credibilidade da loja, como também a qualidade de um produto.

Sabe aquela poltrona que até fez o seu coração bater mais rápido? Será que é uma peça confortável para manter em casa?

Aproveite para ler comentários do público, nas redes sociais ou no site, sobre o móvel que pensa em comprar.

A experiência dos outros, muitas vezes baseada em uso prolongado e não no momentâneo feito na loja física, pode impedir que você leve um item que vá te desagradar. 

3. Confira qual é o frete de entrega

Peso, dimensão e distância até o local de entrega são apenas alguns fatores considerados para calcular o valor do transporte de produtos.

Ao comprar móveis pela internet é importante ficar de olho no frete. Dependendo da região, o valor da entrega pode sair mais caro que o produto, em si.

Fique atento e considere se o valor do transporte vale a pena.

4. Acompanha serviço de montagem?

Embora seja possível seguir o manual de instrução com as ferramentas certas para montar algumas peças, certos móveis residenciais precisam ser instalados por um montador profissional.

Por exemplo, o painel e rack são peças especialmente difíceis de juntar. Outro exemplo é o home theater, que não apenas é de montagem complexa, como também acompanha componentes frágeis que podem ser danificados em mãos inexperientes.

Em muitos casos, a própria loja oferece o serviço ao cliente. No entanto, é preciso requisitar e muitos não fazem ideia que precisam. Então o benefício passa batido. 

Confira se os móveis que você adquiriu precisam de montador.

5. Ler as informações do objeto

Já falamos antes e vamos repetir: ao comprar móveis pela internet, não tem como não ler as informações de cada produto.

Como você vai saber quanto peso o sofá suporta e, consequentemente, se precisa de um complemento para manter a funcionalidade intacta?

Procure ler antes e após a compra para garantir que tudo vai ocorrer bem.

6. Confira os materiais usados na confecção antes de comprar móveis pela internet

O tipo de material dos artigos é um dos principais detalhes que não pode passar batido por quem quer comprar móveis pela internet.

As imagens podem causar confusão, então procure pelos detalhes do objeto para confirmar a matéria-prima do produto.

Normalmente, móveis de madeira são a principal preocupação durante a prática. Por isso, vale a pena ter uma noção do que eles devem ser compostos.

Os produtos de madeira costumam ser divididos em 3 categorias: folheados, madeira maciça e painéis de partículas (ou madeira composta).

Os folheados têm uma base barata, coberta por camadas mais finas de material com mais qualidade. São mais financeiramente acessíveis que os outros.

Já os móveis de madeira maciça tendem a ser os mais custosos de todas as opções, mas são bem suscetíveis a arranhões e anéis de água.

Por fim, os painéis de partículas e pedaços de madeira compostos são o tipo mais barato já feito na categoria, mas retém a boa aparência apesar de tudo. Infelizmente, também são as que duram menos tempo.

Conclusão

Como vimos, comprar móveis pela internet é mais fácil que parece, mas certamente não é simples.

É preciso se atentar aos mínimos detalhes da compra para garantir um bom negócio, como qual é o material usado na confecção da vassoura ou qual é a opinião de terceiros sobre a loja e os produtos.

Principalmente, ler as informações sobre o móvel mais agradável.

Mesmo que não seja um guia definitivo, são dicas práticas que vão facilitar a forma que lidam com alguns momentos rotineiros.

Caso queria ajuda com a primeira vez a comprar móveis pela internet, conte com a Oriental Móveis para guiá-lo pelo desafio! Ah, e não deixe de conferir nossa loja virtual.

A Oriental Moveis é uma loja de móveis em Santos que trabalha com as melhores fábricas do Brasil. São mais de 60 anos atendendo com excelência e qualidade em todo o litoral de SP. Entre em contato e entenda como a Oriental pode transformar seu ambiente.

Conheça nossa loja virtual e garanta a qualidade da Oriental Móveis com condições especiais Atendemos todo litoral de São Paulo